quarta-feira, 24 de abril de 2024

"procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4: 3

A unidade do Espírito é um fato estabelecido para a fé. Por isso também somos obrigados a mantê-la. Não temos que criar a unidade por nós mesmos, nem Deus a cria somente para nós no céu. Aqui e agora, o Espírito Santo formou essa unidade e nós somos responsáveis por preservá-la.

 

Sem dúvida, podemos aprender muito com o fato de que se trata da "unidade do Espírito", como é chamada. Portanto, não se trata, de forma alguma, de uma mera unidade de nossa parte, nem da unidade do corpo (embora isso seja resultado da unidade do Espírito), mas da própria unidade que o Espírito Santo estabeleceu quando batizou todos os crentes, judeus ou gentios, escravos ou livres, em um só corpo. Isso coloca a pessoa divina atuante, a fonte efetiva e o poder da unidade, o Espírito Santo, em primeiro plano, mas pressupõe e inclui o único corpo.


Assim como certamente um só Espírito foi enviado do céu, certamente há apenas um corpo na terra; mas o que os membros desse corpo são chamados a preservar é a unidade do Espírito...

 

A Igreja de Deus foi formada pela vontade de Deus. Assim como Ele a planejou em Sua graça, Ele a trouxe à existência por Seu poder, sendo o Espírito Santo quem realizou essa abençoada unidade. Por essa razão, o Espírito de Deus tem o mais profundo e íntimo interesse em realizar essa unidade na prática - para a glorificação de Cristo e de acordo com os conselhos do Pai. Isso é chamado de "unidade do Espírito"; mas que ninguém imagine que pode preservar de forma inteligente a unidade do Espírito se perder de vista o único corpo de Cristo, mesmo que por um momento, em princípio ou na prática.


William Kelly (1821-1906)


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 31: 30 - 32: 14; Efésios 1: 15 - 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário