segunda-feira, 15 de abril de 2024

Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda maneira! O Senhor seja com todos vós! 2 Tessalonicenses 3:16

O apóstolo Paulo saúda os tessalonicenses de uma forma incomum. Em outras cartas, ele fala do "Deus da paz"; somente aqui ele se refere ao Senhor Jesus como "o Senhor da paz". Pode haver várias razões para isso.

Os tessalonicenses estão em grande angústia por causa de sua fé (capítulo 1), e também há problemas em seu meio (capítulo 3). Paulo garante a eles - e a todos os crentes aflitos na terra depois deles - que o Senhor lhes dará descanso quando Ele se revelar do céu. Os tessalonicenses - e nós com eles - não podem contar com um descanso externo antes da vinda do Senhor Jesus. Mas então Ele julgará todos os inimigos (cf. cap. 14-9; 2:8).


A tribulação por parte do mundo é típica do tempo da graça; mas isso não é motivo para temer.


O Senhor Jesus diz: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16: 33). Portanto, não é paz exterior, mas tribulação - mas paz interior nAquele que venceu o mundo.


O Senhor Jesus tem o poder de vencer todos os inimigos de uma vez por todas. Mas Ele também tem a paz à Sua disposição, pois Ele é "o Senhor da paz" e quer nos dar a paz necessária "sempre e de todas as maneiras": Ele quer fazer isso de novo e de novo e em todas as circunstâncias! Não há aflição, nenhuma situação difícil que deva nos deixar inquietos. O Senhor Jesus recebeu "toda a autoridade no céu e na terra" e Ele está conosco. Se nos confiarmos a Ele em momentos de aflição, nosso coração não será mais perturbado (Mateus 28:18-20).


Mas a paz nas Escrituras geralmente significa mais do que apenas a ausência de luta. Muitas vezes também significa "salvação e bem-estar". (por ex. em Gênesis 41: 16). E, de fato, se o Senhor da paz nos dá paz, então podemos cantar, apesar de nossa situação difícil: "Tenho paz, doce paz no Senhor!"


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 28: 1 - 14; Gálatas 4: 12 - 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário