quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32: 32

Moisés estava em um momento decisivo, tanto na história do povo de Deus quanto em sua vida pessoal, que não pode ser separada dessa história. Com as palavras citadas acima, ele estava, de certa forma, colocando seu coração em risco pelo povo que havia pecado de forma tão grave.

O que aconteceu para que Moisés proferisse palavras tão graves? Moisés havia passado 40 dias no Monte Sinai, período em que recebeu a lei e as instruções para o santuário e a adoração. Mas assim que Deus "acabou de falar com ele" e lhe deu as duas tábuas da lei, as palavras de Deus chegaram aos seus ouvidos: "Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido" (cap. 31: 18; 32:7).


Essa palavra deve ter atingido Moisés como um raio! Mas como ele reagiu? - Esse homem de fé se atreve a não aceitar essa declaração séria de Deus sem uma resposta, mas a responder a Ele: "Senhor, ... o teu povo, que tiraste da terra do Egito". Ele apela para a honra de Deus, que não pode permitir que esse povo pereça: "Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou...?" (versículos 7, 11, 12). Como é comovente essa ousadia com que Moisés defende o povo, e como é exemplar para nós!


O fato de nosso caminho comum ser um caminho de bênção depende fundamentalmente da atitude que cada um de nós adota em relação ao povo celestial de Deus. Será que resistiríamos à tentação que Moisés enfrentou: "Mas eu farei de você uma grande nação"? (versículo 10). Será que também defenderíamos o povo de Deus com tanto empenho? Certamente, Moisés foi longe demais em seu zelo, e Deus teve de esclarecer as coisas (versículo 33). No entanto, a atitude de Moisés continua sendo uma pedra de toque para nós.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 4: 1 - 19; João 5: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário