quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e libertador meu! Salmo 19: 14

Uma oração antiga, mas ainda relevante


No Salmo 19, Davi descreve como Deus se mostra na criação (versículos 1-6). Ele olha para o universo e exclama: "Os céus declaram a glória de Deus".


Em seguida, Davi mostra que Deus também fala por meio da lei (os mandamentos de Deus) (versículos 7-11). O homem pode ler os dois "livros da revelação de Deus", mas nenhum deles pode salvá-lo!


A glória da criação nos permite reconhecer o poder e a divindade de Deus, mas não a extensão avassaladora de seu amor; e a lei, com seus mandamentos, é de fato "santa e justa e boa" e pode revelar a pecaminosidade do homem, mas não pode salvá-lo (Romanos 7:12; 3:20).


Davi conclui seu Salmo com uma oração: ele pede a Deus que lhe mostre seus desvios, seus pecados inconscientes, que o "expurgue dos que lhe são ocultos" e que o proteja dos pecados intencionais (versículos 13-14).


Uma pessoa que crê no Filho de Deus é purificada de todos os pecados de uma vez por todas pelo precioso sangue de Cristo - essa purificação nunca precisa ser repetida. No entanto, para permanecer saudável na fé, ela deve se examinar diariamente à luz de Deus e confessar abertamente todas as transgressões. Essa é a única maneira de evitar que o pecado o domine.


É por isso que Davi ora no final: "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face!" Ele sabe que, diante de Deus, as palavras e os pensamentos, o comportamento e a atitude, o exterior e o interior devem estar em harmonia. Ele está ciente de que não pode conseguir isso sozinho. É por isso que ele pede ajuda a Deus, "sua rocha e seu salvador".


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 7: 38 - 51; João 6: 36 - 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário