quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles ... E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Atos 15: 2, 39

O capítulo 15 de Atos marca um ponto de virada na história dos primeiros cristãos. Os elementos do judaísmo ainda precisam ser acrescentados à fé cristã? Os crentes em Antioquia estão divididos quanto a essa questão. Paulo e Barnabé são, portanto, enviados a Jerusalém. Lá a questão é examinada pelos apóstolos, anciãos e irmãos e decidida unanimemente sob a orientação do Espírito Santo (v. 25).

Um pouco mais tarde, Paulo e Barnabé querem partir em outra viagem missionária. Barnabé novamente sugere Marcos como companheiro de viagem. Paulo tem reservas, pois Marcos havia se separado deles na primeira viagem missionária. Eles não conseguem chegar a um acordo sobre Marcos; surge um ressentimento. Eles seguem caminhos diferentes - para áreas missionárias diferentes.


A questão difícil e de longo alcance da verdade cristã foi resolvida de forma unânime com a ajuda de outros irmãos e ouvindo o Espírito Santo. A disciplina, a humildade e a dependência levaram a esse belo resultado. Em contraste, a questão "mais simples" da cooperação de um irmão levou à amargura e à divisão.


Será que isso é semelhante hoje? As questões "difíceis" talvez possam ser resolvidas por unanimidade. Por outro lado, diferenças de opinião "mais simples" podem levar à divisão. O que aconteceria se tivéssemos mais "o mesmo amor" e fôssemos "unânimes" e "concordes"? (Filipenses 2: 2). Será que isso não poderia nos ajudar a sermos salvos da amargura e da divisão em mais situações do que antes?


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 7: 23 - 37; João 6: 25 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário