sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, a quem também chamou Pedro, ... e João ... e Mateus ... e Simão, chamado Zelote. Lucas 6: 13 - 15

Personalidades diferentes - discipulado comum


Os doze discípulos chamados pelo Senhor Jesus eram um grupo de personalidades muito diferentes. Por exemplo, o mais velho Simão Pedro tinha um temperamento diferente do muito mais jovem João: enquanto Pedro sempre liderava o caminho com palavras e ações, o mais quieto João geralmente ficava em segundo plano, embora também pudesse ser enérgico.


Ou considere Mateus e Simão zelote. Mateus, que também é chamado de Levi, era um coletor de impostos e, portanto, estava a serviço do poder ocupante romano. Portanto, ele era mal visto por seus compatriotas. Além disso, os coletores de impostos gostavam de enriquecer fazendo exigências excessivas. Simão, chamado Zelote (zelote), por outro lado, provavelmente pertencia a um grupo radical de judeus com uma consciência nacional muito forte. Podemos imaginar que Simão Zelote tinha pouca simpatia por Mateus. Mas o Senhor Jesus havia chamado todos eles para segui-lo. “E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar” (Marcos 3: 14). Esses homens diferentes estavam unidos na presença de seu Mestre comum. De qualquer forma, não lemos nada sobre conflitos interpessoais.


Até hoje, os discípulos do Senhor são diferentes em termos de idade, caráter, cultura e status social. Mas a graça de Deus faz com que essas diferenças não sejam importantes. Mesmo aqueles que seriam adversários em circunstâncias terrenas estão intimamente ligados em Cristo.


Quanto mais buscarmos essa proximidade, mais as diferenças naturais perderão seu significado e mais abençoada será nossa união como redimidos.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 13: 1 - 19; João 9: 35 - 41



Nenhum comentário:

Postar um comentário