segunda-feira, 5 de agosto de 2024

 

Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face ... Eu irei adiante de ti (...) E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamarei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Isaías 45: 1- 4


Nos capítulos 40 a 48 do livro de Isaías, Deus fala repetidamente de Ciro, o fundador do Império Medo-Persa, que pôs fim ao domínio mundial da Babilônia. Deus chama Ciro pelo nome cerca de 200 anos antes de ele chegar ao poder. Quando Isaías proferiu essa profecia, a Assíria ainda dominava o Oriente Médio.


Embora muitas décadas se passassem antes que Ciro nascesse, quanto mais governasse, Deus pôde dizer a respeito dele: “Chamo a ave de rapina desde o Oriente e o homem do meu conselho”. Deus chama Ciro de “meu pastor” e diz que ele “cumprirá tudo o que me apraz”. Ciro ordenaria que Jerusalém e o templo fossem reconstruídos. Ciro não conhecia o verdadeiro Deus, mas talvez tenha ficado impressionado com seu poder (veja os capítulos 44: 28; 46: 11; Esdras 1: 1 - 4).


Todos esses detalhes, Deus nos diz, aconteceram “por amor de Jacó, seu servo, e de Israel, seu escolhido”. Um dia, Ciro libertaria todos aqueles que haviam sido levados para o cativeiro babilônico, sem qualquer recompensa ou presente (versículos 4, 13).


Portanto, vemos pelo exemplo de Ciro que Deus tem controle absoluto sobre os eventos da história mundial - seja no presente ou no futuro! Isso é muito encorajador para nós hoje.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 2: 1 - 27; João 4: 15 - 30



Nenhum comentário:

Postar um comentário