segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Eis que Deus é o meu ajudador; o SENHOR está com aqueles que sustêm a minha alma. Salmo 54: 6

O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem? O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam. Salmo 118: 6, 7

As duas palavras do Salmo fazem você se levantar e prestar atenção logo na primeira vez que as lê: Deus é o meu ajudador, o SENHOR é por mim - grandes promessas que dão conforto e confiança ao crente. As palavras de Romanos 8: 31 soam como um eco de confirmação: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” A graça soberana de Deus, que está a nosso favor em Seu conselho eterno e que é demonstrada pelo fato de Ele ter dado Seu Filho, não deixa espaço para dúvidas: Deus sempre tem o melhor em mente para nós. Independentemente das circunstâncias adversas que possamos enfrentar, nossa posição diante de Deus e nosso relacionamento com Ele permanecem invioláveis. E Ele é capaz de confortar e acalmar nosso coração nas situações mais difíceis.


Em uma inspeção mais detalhada, as duas palavras do salmo revelam ainda outra beleza: Ela está oculta na expressão hebraica “entre aqueles” ou “entre meus ajudantes”. Isso significa que Deus é o resumo de todos aqueles que sustentam a alma do crente. Ninguém sustenta minha alma como somente Deus pode e faz.


O mesmo acontece com a expressão: “O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam”. Pode haver pessoas, especialmente irmãos e irmãs na fé, que são de grande ajuda para nós em momentos de necessidade e que nos apoiam de muitas maneiras. Mas essa expressão no Salmo 118: 7 vai além de nossos ajudantes humanos: Deus ocupa a primeira posição entre os ajudantes, Ele é a essência do meu auxílio. Podemos usar pessoas e circunstâncias para nos ajudar, mas, acima de tudo, “o meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra” (Salmo 121: 2).


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 8: 41 - 53; João 7: 14 - 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário