terça-feira, 27 de agosto de 2024

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2: 11

A cachoeira de Trollhättan

Na cidade sueca de Trollhättan, há uma barragem atrás da qual as águas do rio Göta älv são represadas. No verão, as quatro comportas se abrem uma vez por dia e a água desce em cascata pela encosta rochosa de 32 metros de profundidade a uma taxa de 300.000 litros por segundo. Ao chegar ao fundo, elas se fundem em um rio largo que deságua no mar em Gotemburgo. Esse rio me faz lembrar da graça de Deus, que nos foi dada “em Cristo Jesus desde a eternidade passada” (2 Timóteo 1: 9). Desde a eternidade, tem sido o desejo sincero de Deus deixar sua graça fluir para os homens. Mas isso só poderia acontecer “em Cristo”. A graça está intrinsecamente ligada à sua pessoa e à sua morte expiatória na cruz do Gólgota.


De fato, Deus demonstrou graça em todos os momentos: Ele vestiu Adão e Eva, olhou para o sacrifício de Abel, salvou Noé e sua família durante o Dilúvio. E poderíamos nos estender ainda mais. Mas antes da vinda de Cristo, a graça e a salvação de Deus não podiam ser totalmente oferecidas a todas as pessoas de todas as nações.


Mesmo quando Jesus Cristo viveu na Terra, Ele ainda tinha que reter a graça: “Importa, porém, que eu seja batizado com um certo batismo, e como me angustio até que venha a cumprir-se!” (Lucas 12: 50). Ele estava falando de Sua morte expiatória. Antes de ter realizado essa obra na cruz, Ele estava “angustiado" porque a graça ainda não podia fluir para todas as pessoas em uma base justa. As “águas” da graça ainda estavam represadas como se estivessem atrás de uma barragem.


Mas a obra do Senhor Jesus na cruz abriu as comportas para a graça de Deus e, desde então, a poderosa corrente da graça de Deus tem se derramado sobre todas as pessoas. Todos os que se arrependem e creem no Senhor Jesus podem desfrutar dessa corrente de graça, que vem diretamente da eternidade, do coração de Deus.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 11: 26 - 43; João 9: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário