segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. Atos 17: 22, 23

Quando Paulo vê a cidade de Atenas cheia de ídolos, ele fica interiormente agitado (v. 16). Mas ele age com sabedoria e não provoca os atenienses com palavras duras. Em vez disso, ele se refere ao altar que os atenienses ergueram para o “deus desconhecido”. Com base nisso, ele os aponta para o Deus verdadeiro e glorioso, que, ao contrário de todos os deuses e ídolos, não é invenção do homem. E ele fala de Cristo, o Salvador e Juiz ressuscitado. Quão sábias e claras são as palavras do apóstolo nesse discurso no Areópago - e quão exemplar é seu comportamento para nós!

Somos rápidos em ridicularizar a fé de nossos semelhantes e atacá-los duramente. Ao fazer isso, a verdade positiva sobre Deus e Cristo é facilmente colocada em segundo plano. Mas, dessa forma, fechamos a porta do coração das pessoas. Nossa intenção de desmascarar um falso altar, um falso deus ou uma falsa forma de adoração geralmente tem o efeito oposto.


Certa vez, quando muitos discípulos foram embora porque o discurso de Jesus era muito duro para eles, o Senhor perguntou aos doze se eles também queriam ir embora. Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. Eles queriam ficar com Ele - porque Ele atraía seus corações. E como foi com os discípulos que foram para Emaús? O Senhor lhes falou sobre “as coisas que dizem respeito a Ele mesmo” - e, como resultado, seus corações arderam (João 6: 68; Lucas 24: 27, 32).


Vamos também contar como Jesus Cristo é grande e glorioso. E quando se trata de verdades importantes da fé ou de avisos necessários tanto para os crentes quanto para os incrédulos - eles têm peso e valor em sua conexão com Cristo.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 11: 14 - 25; João 8: 48 - 59

Nenhum comentário:

Postar um comentário