quinta-feira, 22 de agosto de 2024

E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. Lukas 9: 49, 50

Os apóstolos acompanharam o Senhor Jesus em seu caminho, eles o seguiram imediatamente. Aparentemente eles tinham o alinhamento ideal. Sim, em princípio isso é verdade. Mas nas palavras “porque não te segue conosco” vemos uma mudança problemática de ênfase. 

O que aconteceu? Alguns dos discípulos tentaram expulsar um demônio. Eles não tiveram sucesso, embora o Senhor lhes tivesse dado autoridade para fazê-lo (Marcos 6:7). Os discípulos então ponderaram “quem é o maior entre eles” (Lucas 9:46). E finalmente eles viram um homem expulsando demônios que não seguiam o Senhor com eles! 


Como os discípulos não estavam tão preocupados com o Senhor e com sua honra, mas com eles mesmos e com sua própria honra, eles invejaram o “sucesso” espiritual desse homem. O Senhor teve que corrigir isso: eles “não deveriam impedir” o homem, porque ele não estava “contra eles” de forma alguma. Eles poderiam deixar ele e o julgamento de seu ministério inteiramente para o Senhor. 


O Senhor também não disse que os discípulos deveriam buscar o “sucesso” e se juntar a este homem. Ele presumiu que eles continuariam a segui-Lo, o Senhor, tão de perto quanto fosse consistente com Seu chamado e seu conhecimento. E no que diz respeito ao poder, o Senhor já havia dado uma dica útil: “Oração e jejum” (Marcos 9:29). 


Ainda hoje é bom seguirmos o Senhor Jesus pessoalmente e juntos, tão resolutamente quanto possível. Mas se quisermos julgar os outros, o que importa não é o que eles sentem por nós, mas como eles se sentem pelo Senhor Jesus. 


Conclui amanhã


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 9: 10 - 28; João 8: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário