Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8: 1, 16
Em Romanos 8, nos é apresentada a posição do cristão segundo o pensamento de Deus. O crente viu seus pecados e creu que eles são perdoados pelo sangue expiatório do Senhor Jesus. Ele também aprendeu que sua "carne" (sua velha natureza) é corrupta e reconheceu pela fé que a carne foi condenada na cruz em Cristo. E quando ele aceitou o evangelho de sua salvação na fé, ele foi selado com o Espírito Santo (Efésios 1: 13).
O crente deve saber que ele morreu com Cristo. E ele deve saber que ele está agora "em Cristo" e, portanto, não há condenação para ele. O poder do pecado foi quebrado, pois sua natureza antiga foi julgada em Cristo. E o cristão é chamado a "andar em novidade de vida". Uma pessoa divina, o Espírito Santo, habita nele e é o poder nele que lhe permite viver de acordo.
Agora, o Espírito Santo testifica com o Espírito dos crentes que eles são filhos de Deus. Ele expressa os sentimentos deles, que eles estão em seu caminho através de uma criação, que ainda está sob a maldição: "O mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8: 26).
A Bíblia diz que os crentes recebem libertação através do Espírito Santo, e também desfrutam através dele. Sem Ele, não recebemos a menor bênção. Ele opera no coração de um pecador para convertê-lo. Por meio dele, o Filho de Deus dá vida a um pecador. Ele trabalha no coração do convertido e vive como pessoa no crente; Ele lhe ensina sobre o valor total das bênçãos de Deus e é o poder nele que faz com que ele reconheça tudo.