quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. ~ Salmo 1: 4,5


Bem-aventurado o homem ... (6)

Assim como o joio é soprado para longe da eira enquanto o grão permanece, os pecadores são levados em julgamento. A "congregação dos justos", por outro lado, permanece. Isso é indicativo da expectativa do remanescente judaico no futuro e do vindouro reino de Deus, que está sempre conectado à terra: "Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar." - "naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro" (Lc 17,30.34). - "Tomado" ao julgamento, "deixado" pelas bênçãos: assim é quando Cristo aparece para estabelecer o Seu Reino de Paz na terra.

O contrário é que acontece antes com a igreja de Deus, a totalidade de todos os santos celestiais. Ela não espera bênçãos nesta terra, mas ela é tirada do mundo enquanto os incrédulos são deixados para trás. Cristo leva a igreja para a casa do Pai como sua noiva, para as bodas do Cordeiro (1 Tessalonicenses 4: 17, Apocalipse 19: 7, 8). Lá no céu estão suas bênçãos; mas todos os que "não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo" ficarão para trás para ir a julgamento mais tarde (2 Tessalonicenses 1: 8). Assim, torna-se claro em nosso verso diário que hoje não devemos confundir a esperança celestial dos crentes com a esperança terrena dos justos de Israel, como se encontra nos salmos.

Os Salmos, por um lado, nos ensinam preciosas experiências da fidelidade de Deus, que os que temem a Deus fazem em todos os tempos. Mas profeticamente encontramos neles a voz do remanescente dos dias futuros de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário