segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Naquela noite, o rei não pôde dormir; então, mandou trazer o Livro dos Feitos Memoráveis, e nele se leu diante do rei. 

Ester 6: 1


O rei persa Assuero, a quem a história conhece como Xerxes I, não pode adormecer. Ele pede para ler nos anais do império. O leitor lê de um atentado que falhou de assassinar Assuero. Dois de seus confidentes queriam matá-lo. Mas o caso vazou e os autores foram condenados.

O rei pergunta qual recompensa foi dada ao homem que revelou a trama. Nenhum! Isso provavelmente tinha sido esquecido na excitação. Agora é o momento de recuperar o atraso.

A noite sem sono do rei Assuero tem profundas repercussões para todo o império. Anteriormente, Hamã, "o adversário dos judeus", conseguiu autorização do rei para matar todos os judeus dentro do império. Mas como Mordecai, que agora expusera o ataque ao rei, era judeu e agora deveria ser recompensado, os acontecimentos tomavam um rumo muito diferente (capítulo 3: 10).

O genocídio planejado teria atingido os judeus em Jerusalém e nos arredores e os ancestrais diretos de nosso Senhor Jesus. Nesta situação crítica, Deus usa uma noite sem dormir para salvar seu povo.

O livro de Ester não menciona explicitamente a Deus. Mas está cheio de eventos em que reconhecemos a ação sábia, mas oculta, de Deus. Isto é o que Deus está fazendo hoje: embora nós não O vejamos, e suas ações não sejam tão óbvias quanto eram no êxodo do povo de Israel do Egito, ainda assim Ele tem todas as linhas em suas mãos. Às vezes, Ele usa causas completamente insignificantes para atingir seu objetivo. Queremos confiar Nele e em Sua bondosa orientação e ajuda, dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário