terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.

1 Samuel 3: 8


Eli assustou quando percebeu quem estava chamando? Samuel acordou-o já duas vezes durante a noite, cada vez pela mesma razão: "Tu me chamaste". Nas duas vezes Eli mandou o menino embora: "Não te chamei; torna a deitar-te." - Nós talvez teríamos reagido na segunda vez com um tom irritado ou divertido. - Então Samuel vem pela terceira vez e diz: “Eis-me aqui, pois tu me chamaste". Então Eli percebe que Deus está chamando o jovem!

Eli percebe que Samuel não sonhou e não se enganou - não, ele próprio, o sumo sacerdote que deve "guardar o conhecimento" (Malaquias 2: 7), não percebeu que era Deus quem falava. Eli pensou: O engano está com Samuel - mas então ele tem que perceber: A falha está com ele mesmo. Vergonhoso!

Você já experimentou isso? Você pensa: O outro é o problema, ele canta errado, ele tem pouco amor. Mas então você percebe: você é o problema, teu tom está errado e a você falta entendimento e amor!

Será que Eli está irritado porque o grande Deus não quer falar com ele, o mais velho, mas com o jovem Samuel? Ele se perguntou o que Deus tem a dizer? Mas incrível: Quando Eli percebe que Deus chamou Samuel, ele ajuda o menino e diz a ele o que dizer quando Deus chamar ele novamente. E Deus é misericordioso e chama uma quarta vez. Mas, ao contrário de antes, lemos: "Então, veio o SENHOR, e ali esteve" diante de Samuel e falou com ele. Pessoalmente!

Ore para que você não seja como Eli, cego para a ação de Deus na vida dos outros, especialmente vendo os erros deles! Mas também ore para ser como Eli: de estar pronto, a guiar e promover outros, para que Deus possa usá-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário