segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli.

1 Samuel 3, 1


Samuel vem como menino a Eli, o sumo sacerdote. Mas o que uma criança pode fazer lá? Obviamente, muito, pois é dito: "O menino ficou servindo ao SENHOR, perante o sacerdote Eli" (capítulo 2: 11). Agora, alguns anos depois, Deus descreve o ministério de Samuel nas mesmas palavras. Samuel parou seu desenvolvimento? Ou pode Deus simplesmente reconhecer seu serviço inalterado?

Samuel serve ao Senhor:
Ele não serve a Eli, nem o faz pelos pais. Seus olhos estão dirigidos a Deus: Samuel quer agradar a Ele. Mesmo no início de seu ministério, ele diz: "E ele adorou ali ao SENHOR" (capítulo 1: 28). Ele ainda é jovem, mas suas pequenas mãos fazem o que podem fazer. E Deus reconhece isso e nos diz! - Se estivéssemos mais conscientes de que não servimos primeiramente a irmãos, mas sim a Deus! Não seríamos mais focados e responsáveis, mas também mais alegres, descontraídos e, às vezes, amorosos?

Samuel serve perante Eli: Samuel não está sozinho; Eli ensina ele, observa-o, corrige-o. - Nosso ministério também está sob os olhos dos irmãos e irmãs! Pois somos membros de um corpo, que precisam um do outro e se complementam (1 Coríntios 12: 12-31).

Seja jovem ou adulto: o julgamento de Deus continua o mesmo. Isso só pode significar: Samuel é fiel. Ele aprendeu - mas sua orientação de serviço não mudou! E assim permanece: Deus o chama "e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra". Tudo o que Deus diz através Dele acontece. Todo Israel "conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR". Inalterado ele serve ao SENHOR, mas agora diante de todo o povo (capítulo 3: 19, 20).

Como Deus descreveria seu e meu ministério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário