terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Lucas 2: 25


Quanta clareza e previsão podem ser esperados de uma pessoa idosa? Vejamos Simeão, por exemplo. Ele viveu em um tempo deprimente e em um país em que não apenas os cidadãos mais velhos tiveram que lutar contra a falta de esperança. De fato, muitos em Israel fugiram da realidade e mentalmente viviam nas glórias dos "bons e velhos tempos".

Mas Simeão olhou para o futuro e não em vão. Embora a Bíblia o mencione apenas brevemente, sua atitude e suas palavras ainda são muito refrescantes e encorajadoras depois de 2000 anos. Nós também vivemos em um tempo deprimente - em um tempo em que muitas pessoas pensantes não vêem mais nenhuma esperança para a civilização humana.

Simeão estava esperando pela "consolação de Israel". Isto pode soar estranho, à moda antiga, mas isso significa simplesmente que ele acreditava no que Deus tinha registrado no Antigo Testamento, e que, portanto, esperava pelo Messias de Israel. Simeão não ficou desapontado.

Mas como Simeão pôde reconhecer no bebê que foi trazido ao templo por um jovem casal, Maria e José, o Ungido de Deus, o Messias ou Cristo? A resposta é simples: “lhe fora revelado pelo Espírito Santo." Foi uma alegria para Deus revelar seu Filho a um homem que queria vê-lo através da fé.

Simeão era um velho feliz. Deus providenciou isso. Quando Simeão pegou o menino Jesus em seus braços, confessou que estava pronto para morrer. Sua vida estava repleta agora. Ele viu nesta criança a sua própria salvação, mas também a salvação de todos os que cressem. Ele reconheceu que todos os conselhos de Deus estavam focados nesta criança, uma criança nascida para morrer, para que a salvação pudesse ser oferecida a todos. - Não podemos aprender muito com Simeão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário