quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, … o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, … dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós. 

Colossenses 4: 12, 13


Três expressões caracterizam o relacionamento de Epafras com os crentes em um só lugar: de vós - por vós - por vós.

Ele é "de vós", é de Colossos. De lá ele vem, onde é o lugar dele, e lá ele serviu os crentes, porque Paulo escreve: "segundo fostes instruídos por Epafras" (Colossenses 1: 7). Eu me pergunto uma vez: tenho uma congregação na minha cidade, onde mantenho contatos, onde ajudo e sirvo?

Epafras ora "por vós" em Colossos. Ele trouxe a palavra de Deus aos crentes de lá, mas agora está longe deles. O que mais ele pode fazer por eles? Ele pode orar! E assim ele os traz diante de Deus: duradoura e intensamente, pelo nome. Eu me pergunto aqui: eu também oro pelos outros? Não apenas no geral, mas bem específico, para o irmão X e a irmã Y?

Epafras se esforça sobremaneira "por vós" em Colossos. Ele ora por seus irmãos e irmãs não apenas de vez em quando e espontaneamente, mas os inclui conscientemente e propositadamente em suas orações. Se ele "se esforça sobremaneira" por eles - então sente-se sua preocupação e esforço, mas também sua afeição e amor. Ele sofre e se preocupa com seus colossenses! Eu me pergunto aqui: eu conheço meus irmãos? Posso orar em profundidade por eles porque conheço as circunstâncias deles, a situação deles? Eu os trago em meu coração, eu sofro com eles em seus problemas?

Os crentes em Colossos não são tocados quando Paulo escreveu: Epafras é “quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo" (Colossenses 1: 7)? - Não é também uma tarefa para você e para mim: que como servos fiéis do Senhor nos importarmos com os outros, cuidemos deles e oremos por eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário