quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

[Há] tempo de estar calado.  Eclesiastes 3: 7


O silêncio é uma "arte" muito especial, com muitas expressões, negativas e positivas. O silêncio não significa apenas ficar quieto. Também pode ser muito eloquente ou significativo.

Para o silêncio, pode haver muitas ocasiões e motivos. Você pode ficar calado por covardia ou teimosia. Pode-se silenciar por questão de tato ou sabedoria.

Às vezes temos que nos submeter a alguma coisa, e é melhor ficarmos quietos. Depois, há situações em que falar torna os problemas ainda maiores. Essa é apenas uma das situações em que é melhor ficar em silêncio.

Nosso Senhor conheceu momentos em que era divina sabedoria permanecer em silêncio. Quando Ele estava diante de Seus juízes terrenos, Ele considerou ser apropriado não responder. Eles sabiam por si mesmos que eles o haviam entregue por inveja. Qualquer novo argumento seria supérfluo.

Quando se trata de nós, certamente cada um de nós conhece os tempos em sua vida, onde as palavras ficaram presas em nossa garganta, onde baixamos nossos olhos e nos envergonhamos por causa de nossas transgressões.

Mas há também um silêncio de uma profunda paz interior. Em Sofonias 3: 17, esse "calar-se-á por seu amor" é referido a Deus. Essa é uma maneira muito boa de ficar em silêncio. Aqui se trata do amor que é maior que palavras. Neste amor sincero habita uma paz profunda, uma alegria intensa que tanto aprecia o outro que o elogia acima de tudo ou renuncia às palavras. Quão benéfico seria para a nossa saúde interior e exterior, se desse mais espaço a esse amor - aos nossos semelhantes, mas acima de tudo ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Como eu desejo a você e a mim esses momentos de descanso tranquilo. - Talvez o encontremos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário