sábado, 25 de abril de 2020

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. 1 Samuel 15: 22, 23


O profeta Samuel, através de quem Deus guiou seu povo, envelheceu. E a ameaça por meio de filisteus era grande. Em vez de esperar toda a orientação e ajuda de Deus, o povo pediu um homem forte. Então Deus concedeu Saul como o primeiro rei em Israel.

Infelizmente, Saul foi rebelde e obstinado. Quando ele desrespeitou as instruções de Deus depois de derrotar os amalequitas, Deus disse a Samuel: "Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras" (1 Samuel 15: 11).

O rei se escondeu atrás de evasões. Então Samuel teve que dirigir à ele as palavras solenemente sérias que lemos no começo. A vida de Saul teve um fim trágico. Após uma luta perdida contra os filisteus, ele se lançou sobre sua espada: "Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara" (1 Crônicas 10: 13).

A desobediência deste homem é uma advertência exemplar para nós, assim como a desobediência do primeiro homem. O caminho de volta a Deus é, portanto, também um caminho de obediência, porque Deus "notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam". E o cristão leva uma vida feliz de fé apenas como alguém que veio "a obedecer de coração" (Atos 17: 30; Romanos 6: 17).

Vamos fazer como Davi: desde o começo ele era um homem segundo o coração de Deus. Sua vida foi marcada pelo temor de Deus; sim, ele amou o Senhor e perguntou por sua vontade (1 Samuel 13: 14: 16: 1; Salmo 18: 2; Atos 13: 22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário