terça-feira, 28 de abril de 2020

Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos. … Sucedeu que, vindo a arca da Aliança do SENHOR ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra. 1 Samuel 4: 3, 5


O que o povo de Deus deve fazer quando for derrotado? Naquela época, Israel estava lutando contra os filisteus e perdeu. Os líderes se perguntam o que deu errado. Eles reconhecem corretamente que Deus lhes causou essa derrota - mas tiram dela a conclusão errada. Em vez de se humilharem diante de Deus e se declararem culpados, eles preferem mostrar poder religioso exterior.

“Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós” Para eles, a arca é uma espécie de amuleto da sorte! Para eles não se trata da honra de Deus, eles apenas vêem seu próprio problema premente. Eles querem vitória, mas não perguntam: O que Deus quer nos dizer? E como Ele pensa sobre a nossa ideia?

O pior é que Hofni e Finéias, os maus filhos do sumo sacerdote Eli, estavam ali com a Arca da Aliança (v. 4; ver Capítulos 2: 12 - 17). Imagine o seguinte: os inimigos de Deus estão na vanguarda diante de uma questão espiritual! Isso nos faz pensar em pessoas hoje que são teólogos, apesar de não acreditarem mais em nada com certeza. Eles falam sobre a pessoa do Salvador, embora o insultem por duvidar de sua divindade, seu nascimento de uma virgem e sua ressurreição. Eles ensinam sobre a Bíblia mesmo que neguem sua inspiração e autoridade divinas.

Naquela época, quase funcionou: Todo o Israel jubilou quando a Arca do Senhor entrou no acampamento. Os filisteus ouviram isso: depois de um breve pânico, atacaram e colocaram Israel em fuga. 30.000 combatentes caíram, a Arca foi capturada pelo inimigo e Hofni e Finéias foram mortos. Com Deus não se brinca.
(Conclui amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário