quinta-feira, 16 de abril de 2020

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Romanos 6: 14


Alguns cristãos pensam que
apesar de salvos pela graça (Efésios 2: 5), devem viver agora de acordo com a lei. Eles consideram a chamada lei moral, com seus dez mandamentos, a regra de vida do cristão. Mas isso corresponde ao ensino do Novo Testamento?

Quando alguém experimenta a graça da salvação, também deseja viver para a glória de Deus. E então alguns lhe dizem: É por isso que você tem que seguir a lei e guardar os mandamentos individualmente! - Mas o que Paulo escreve aqui? “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” Paulo havia crescido sob e com a lei, então ele sabia o que a lei poderia causar e o que não. Ele sabia por experiência própria que o pecado tinha domínio sob a lei.

Quando um cristão segue a lei, ele tem em mente os mandamentos e proibições individuais. Como resultado, no entanto, a "carne", a natureza pecaminosa nele, é sempre incitada a transgredir (Romanos 7: 7 - 11). Mas se a graça molda a vida de um cristão e ele se orienta no próprio Cristo. Ele se vê "debaixo da lei de Cristo" e "anda no espírito". Isso dá ao crente a motivação para querer agradar a Deus e a força para evitar o mal (1 Coríntios 9: 21; Gálatas 5: 16 - 26).

Observe também: Nosso versículo de hoje não está na primeira parte da Carta aos Romanos, que trata de como um pecador pode ser justificado diante de Deus. Está no capítulo 6, que trata mais sobre como alguém justificado pode enfrentar o poder e a influência do pecado. A resposta é: pela graça.

E quando um cristão percebe o que Deus lhe deu em seu Filho, ele é tocado por Cristo e anda no espírito - e então automaticamente cumpre "o preceito da lei" (Romanos 8: 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário