terça-feira, 21 de julho de 2020

As filhas de Zelofeade falam retamente; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas. Números 27: 7

No primeiro verso deste capítulo, lemos sobre um homem chamado Zelofeade. Como todos os israelitas, exceto Josué e Calebe, ele não foi à terra prometida por causa da incredulidade do povo, mas morreu durante a jornada no deserto. Além disso, ele não tinha filhos para quem pudesse ter transferido a herança que lhe era devida na terra prometida.


Zelofeade, porém, teve filhas, e sua fé as fez se destacar, ao contrário da multidão. Elas conheciam o valor da terra de Canaã e aparentemente a valorizavam como a bênção prometida de Deus para o povo. E isso lhes deu coragem de dar este passo extraordinário para estar diante de Moisés e de todo o povo. Elas pediram para serem consideradas filhas na distribuição da herança, embora ainda não houvesse regulamentação correspondente.


Talvez naquela época muitas pessoas vissem o pedido das filhas de Zelofeade como arrogância. E Deus? Quão satisfeito ele deve ter ficado ao ver mulheres que valorizavam suas promessas e se esforçavam por elas. As cinco filhas de Zelofeade receberam a herança solicitada, e Deus aceitou o pedido e aproveitou para dar ao povo de Israel novos estatutos (v. 8 - 11).


Entendemos a aplicação em nós mesmos? O que era uma herança terrena para Israel são as bênçãos celestiais para os crentes do tempo da graça, veja Efésios 1: 3 - 14. Se também valorizamos nossas bênçãos e as buscarmos com fé, então já agora as desfrutaremos. Isso afetará nosso modo de vida, e certamente outros serão abençoados conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário