quinta-feira, 23 de julho de 2020

Cântico de Davi. Eu te exaltarei, ó Deus, Rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos. Cada dia te bendirei e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos. Salmos 145: 1, 2

Este Salmo é único. É o único Salmo no livro de hinos ou louvores - que é o significado do título hebraico deste livro da Bíblia. Aqui não há pedidos, desejos ou grito por socorro, apenas louvores e agradecimentos. Uma verdadeira canção de louvor!

A canção de louvor é de Davi e, portanto, muito pessoal. Constantemente, repete "eu" e "meu". Mas outros se deixam contaminar pelo louvor: a próxima geração de tementes a Deus, sim, no final até “toda a carne” louvará a Deus (v. 4, 10, 21).


Você pode perceber nestes versículos: Não são apenas palavras, não, aqui é o coração que fala. E, no entanto, esse Salmo não é o resultado de uma atmosfera especial e sentimental. Davi diz: “Cada dia te bendirei e louvarei” Isso significa: Ele realiza isso todos os dias - independentemente de sentimentos e humores ou das circunstâncias da vida.


Davi está ciente da grandeza e da reivindicação e de poder do seu Deus. Ele próprio que é rei, diz: "Meu rei". Da mesma forma, Paulo escreve com reverência: "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus ..." (1 Timóteo 1: 17).


A canção de louvor começa com a expressão "pelos séculos dos séculos" e termina com “para todo o sempre”. Embora escrito a tempo, carrega o selo da eternidade. Louvor sem interrupção e sem fim.


Quanto espaço em nossas orações ocupam, "orações e súplicas" - e com que frequência a ação de graças e os louvores se atrofiam! (Filipenses 4: 6). O cântico de louvor de Davi neste Salmo é contagioso e dilata o coração para nosso Senhor e Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário