domingo, 19 de julho de 2020

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4: 1

Por que o diabo precisou tentar o Senhor Jesus? - O próprio Senhor diz que é preciso "manietar o valente" para poder roubar seus "bens domésticos". A vitória final sobre "o forte" foi conquistada na cruz; mas, pelo fato de o Filho de Deus ter vencido todas as tentações, Satanás foi "manietado" e teve que assistir, impotente, às bênçãos do Senhor (Cap. 12: 29).

Satanás não conseguiu encontrar um único ponto fraco para o pecado no Senhor Jesus; não havia nada nele que permitisse o "príncipe do mundo" afirmar suas más reivindicações. Pelo contrário: a pureza e santidade do Filho de Deus foram inegavelmente demonstradas. Sim, ele tem direito e é capaz de afirmar agora as reivindicações de Deus contra o inimigo neste mundo. E foi isso que o Senhor Jesus fez de uma maneira única quando passou aqui na terra e libertou aqueles que foram "oprimidos" pelo diabo (Atos 10: 38).


Na carta aos hebreus, encontramos uma segunda resposta à pergunta feita no início: O Senhor Jesus também se submeteu a essas tentações porque queria entender e ajudar-nos a partir da experiência, quando as tentações nos sobrevém hoje. Essa é uma das razões pelas quais o Filho de Deus se tornou homem como nós. Nosso "misericordioso e fiel sumo sacerdote" que "como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado". Excluindo o pecado que reside em nós, Ele está familiarizado com tudo o que pode nos oprimir e tentar na terra (Hebreus 2: 14 - 18; 4: 14 - 16).


Que maravilhoso Salvador, Senhor e Sumo Sacerdote temos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário