quarta-feira, 8 de julho de 2020

Quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Lucas 17: 10

Que tipo de atitude interior os apóstolos deviam ter ao servir então e nós ao servir ao Senhor hoje? Para explicar isso, o Senhor Jesus usa uma ilustração da vida cotidiana: um fazendeiro tem um servo que é obrigado a trabalhar. Durante o dia, ele tem que arar os campos ou pastorear os animais. E quando do campo, chega em casa, não o espera um final tranquilo do dia. Então ele deve primeiro preparar a ceia para seu senhor. Somente quando o senhor termina sua refeição, o servo pode sentar e comer. 

Depois de um dia tão longo e cansativo de trabalho, um servo pode contar com o agradecimento de seu senhor? Não. Escravos ou servos da época são obrigados a fazer seu trabalho. Essa é sua responsabilidade. Eles não podem esperar agradecimentos ou recompensa por isso.


Agora, o Senhor Jesus está aplicando este exemplo ao nosso ministério. Quando tivermos completado todo o trabalho que Ele nos deu, deveríamos dizer: “Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”. Isso significa: não temos o direito de esperar agradecimentos ou recompensas.


Por que é assim? Encontramos a explicação em outro lugar: O Senhor Jesus nos comprou pelo preço de sua vida. Portanto, somos devedores, de servi-lo em nossas vidas e glorificá-lo (1 Coríntios 6: 20). Essa é a nossa responsabilidade.


É um lado completamente diferente quando o Senhor Jesus reconhece e recompensa de bom grado tudo o que é feito por Ele em seu favor. Isto é a sua graça.


“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.“ 2 Coríntios 5: 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário