A Palavra Bíblica de hoje surpreendeu alguns crentes e levantou a questão: Como Deus pode nos responsabilizar pelo que fazemos quando não fazemos o que queremos?
Bem, somos ensinados aqui que todas as obras que realizamos são obras da carne ou fruto do espírito; não há meio termo. Ou a carne influencia a natureza pecaminosa do homem ou o Espírito Santo: um desses poderes sempre domina sobre nós. A esse respeito, não somos livres para fazer o que queremos. Mas cabe inteiramente a nós qual desses dois poderes seguimos e permanecemos responsáveis perante Deus.
O apóstolo havia dito aos gálatas: "Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne" (v. 16). Ele queria dizer a eles que o que importa não é um esforço legal, mas apenas que você se submeta à influência correta. Esta é a única maneira de determinar o resultado e não o que queremos fazer.
"E os que são de Cristo crucificaram a carne". É assim que se vive através do Espírito, e, se é assim, "andemos também no Espírito". Essa é a conclusão do apóstolo (v. 24, 25).
Se dermos todos os passos, todas as decisões dependentes da pergunta: é o Espírito Santo quem me guia para isso? Então andamos no Espírito e trazemos o fruto do Espírito. Somente então somos cristãos felizes - para glória de nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário