quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Cuja porção está nesta vida e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Salmo 17: 14

Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.  Salmo 4: 8

 

Ventre cheio ou coração alegre?


Ambos os versículos bíblicos falam sobre Deus dando algo às pessoas. No primeiro caso, eles são descrentes que vivem apenas para o terrestre; são chamados "homens do mundo" (Salmo 17: 14). Eles não pensam na eternidade e não conhecem objetivo maior do que estar à vontade na Terra. Eles nem sabem que todos os seus bens - inclusive a alimentação diária - lhes são dados por Deus. Eles tomam tudo como certo e "enchem o ventre".


Em contraste, o crente sente uma alegria profunda, dada por Deus em seu coração, mesmo em um momento de escassez. A alegria divina, afinal, não depende das circunstâncias em que vivemos, mas da comunhão que vivemos com nosso Deus.


Isto levanta a questão de quem somos mais parecidos em nossas vidas e objetivos. Somos diariamente gratos pela comida que Deus nos dá em abundância? Nossa oração à mesa não deve ser apenas um bom hábito, mas expressar uma genuína gratidão. - Esta atitude também terá um impacto quando a comida não for do nosso agrado.


E quanto à nossa alegria de coração? Só podemos nos regozijar quando as circunstâncias externas são boas? Então nossa alegria teria uma base muito frágil. Mas, para alegria no Senhor, não é o bem-estar terreno que é decisivo, mas nossa relação com Cristo e o que nos é dado Nele e nos espera em glória.


Leitura diária da Bíblia: Isaías 29: 1 - 24; Hebreus 1: 7 - 14



Nenhum comentário:

Postar um comentário