sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15: 7

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos. João 8: 31

 

Palavras permanentes - permanecer na palavra


Os dois dizeres de hoje do Senhor Jesus no Evangelho de João são sobre permanecer e sobre Suas palavras.


No capítulo 15, o Senhor usa a figura da videira e dos ramos. Ele promete a seus discípulos que, se eles permanecessem nEle e suas palavras neles, eles experimentariam a resposta a suas orações. Isto, é claro, se refere principalmente às palavras que Ele falou aos apóstolos naquela época, mas podemos aplicar isto a nós mesmos como discípulos hoje e a toda a Palavra de Deus.


A Palavra de Deus deve permanecer em nós! Isto significa que não devemos apenas ouvir a Palavra externamente, mas internalizá-la. Ao refletir sobre Suas palavras e aplicá-las a nós mesmos, nós "as comemos, e elas se tornam parte de nós, para que moldem nosso pensamento e nosso ser inteiro". A "palavra implantada" é ter um lugar permanente em nossos corações (cap. 6: 56; Jeremias 15: 16; Tiago 1: 21).


O segundo verso do dia descreve a direção oposta e é uma conseqüência do que foi dito até agora: se recebermos Suas palavras em nossos corações, então também permaneceremos em Sua palavra. O que nos preenche por dentro, então, aparecerá por fora: Falamos e agimos de acordo com seus pensamentos, caminhamos na verdade bíblica. Em suma, toda nossa vida está em constante conformidade com sua palavra. Desta forma, provamos que somos verdadeiros discípulos de Cristo.


Suas palavras em nós, e nós em sua palavra - portanto, o discipulado será uma bênção.


Leitura diária da Bíblia: Isaías 3: 16 - 4: 6; Atos 21: 26 - 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário