segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Portanto, santos irmãos, camaradas na vocação celestial, considerem o apóstolo e sumo sacerdote de nossa confissão, Jesus. Hebreus 3: 1

Com que glorioso discurso o Espírito Santo se dirige aqui aos leitores da Carta aos Hebreus! Como irmãos santos, santificados pelo sangue do Senhor Jesus, separados do mundo e unidos àquele que os precedeu, seguem para seu futuro glorioso e celestial.


Isto diz respeito às irmãs não menos do que aos irmãos, pois ao se apresentarem diante de Deus, em privilégios e bênçãos, não há diferença (Gálatas 3: 28). Quando o Novo Testamento fala de "irmãos" em tais contextos, as irmãs são incluídas. É bem diferente quando se trata do lugar aqui na Terra, onde as tarefas e o serviço são diferentes, de modo que a Palavra de Deus fala então de "homens" e "mulheres" (por exemplo, 1 Timóteo 2: 8, 12).


Santos irmãos - como israelitas, os hebreus estavam acostumados a se chamar irmãos, mas aqui, como crentes, eles estão em um nível novo, muito mais elevado. Sua vocação não está mais ligada à terra, mas ao céu. É nesta perspectiva que o redator desta carta os vê.


Como vemos nossos irmãos e irmãs no Senhor? Quando nosso irmão, nossa irmã nos encontra - o que sentimos? A consciência desperta em nosso coração: "Este é um irmão santo, um companheiro do chamado celestial"?


Nem sempre é fácil com alguns dos que conhecemos bem e com os quais temos que nos dar bem todos os dias. Também não é a vontade de Deus que devemos passar por cima de suas fraquezas e falhas na insinceridade; devemos ajudá-los nesse sentido. Mas nunca esqueçamos esta gloriosa relação entre nós, na qual Deus nos colocou!


Leitura diária da Bíblia: Isaías 14: 1 - 32; Atos 25: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário