sábado, 10 de setembro de 2022

Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era cabeça de três. 2 Samuel 23: 18

Abisai - rápido de boca


Abisai é mencionado pela primeira vez quando Davi está se escondendo das perseguições de Saul no deserto de Zife, um deserto montanhoso a sudeste de Hebrom. Quando o rei Saul aparece lá com seu exército, Davi toma a iniciativa e quer entrar no acampamento do exército de Saul sem ser notado à noite. Alguém terá a coragem de acompanhar Davi? - Sim, Abisai está imediatamente pronto para seguir seu tio. Aqui e em outras ocasiões, vemos sua coragem e afeição por Davi.


Mas também Abisai é um dos filhos de Zeruia que são "mais duros" que Davi (2 Samuel 3: 39). Quando Abisai vê Saul deitado na sua frente, ele sabe o que fazer: "Deixa-mo, pois, agora, encravar com a lança de uma vez na terra". - Davi detém Abisai. Saul é o ungido do Senhor! Quem lhe tocar será culpado (1 Samuel 26: 6-12).


Anos mais tarde, outro se revela um inimigo. Simei insulta Davi e lhe atira pedras. Mais uma vez Abisai mostra zelo: "Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça"! Desta vez, Davi também tem que repreendê-lo. Ele quer aceitar silenciosamente o que ocorreu da mão de Deus (2 Samuel 16: 9, 10). Para nós, aprendemos com isto: o zelo por Cristo não é bom se não tivermos Sua disposição da graça.


Mais tarde, quando Simei implora misericórdia a Davi, Abisai interfere novamente: "Não morreria, pois, Simei por isso, havendo amaldiçoado ao ungido do SENHOR"? Mas Davi o repreende severamente (2 Samuel 19: 17-24).


Talvez nós também gostemos de tomar a iniciativa. Nós temos idéias, mas nosso Senhor não pode usá-las. Como é bom, então, se estamos acostumados a pedir-Lhe em oração antes de fazer qualquer coisa. Então somos salvos de seguir o caminho errado - como Abisai.


Leitura diária da Bíblia: Isaías 5: 1 - 17; Atos 22: 1 - 11



Nenhum comentário:

Postar um comentário