quarta-feira, 7 de setembro de 2022

“Não me demorarei assim contigo aqui." 2 Samuel 18: 14

Joabe - rápido com suas mãos


Joabe, sobrinho de Davi, era um homem famoso. No início do reinado de Davi, ele foi o primeiro a conseguir entrar na fortaleza de Sião. Como Davi havia prometido por este ato, Joabe foi oficialmente nomeado depois comandante do exército (1 Crônicas 11: 6).


Joabe não precisou pensar muito, mas agiu imediatamente. Sempre que havia algo a ganhar, ele estava lá. E uma vez que viu sua posição em perigo, passou imediatamente para a "defesa ativa". Os líderes do exército Abner e Amasa foram mortos por ele de forma traiçoeira (2 Samuel 3: 22 - 29; 20: 8 - 13).


Quando Absalão se rebelou contra seu pai Davi e ficou com o cabelo preso em uma árvore em batalha, um homem veio a Joabe e relatou: "Eis que vi Absalão pendurado num carvalho". O homem hesita porque Davi ordenou que seu filho fosse poupado. Mas Joabe não conhece piedade e não hesita. "Não me demorarei assim contigo aqui", ele diz asperamente, e mata Absalão na hora (2 Samuel 18: 5, 9 - 15).


Há pessoas decididas que estão acostumadas a agir rapidamente. Em princípio, não se deve culpar a ninguém por isso. E sempre que tivermos uma instrução clara "de cima", não devemos discuti-la, mas agir imediatamente. Entretanto, a ação rápida é desastrosa quando ajo sem ou mesmo contra a vontade de Deus - talvez porque estou buscando minha própria vantagem. Então eu considero qualquer espera como uma perda. Outros podem tirar algo de mim.


A vida de Joabe e seu trágico fim nos inspiram a examinar nossos corações diante de Deus (1 Reis 2: 28 - 35). Vivemos e lutamos principalmente por nós mesmos ou inteiramente por nosso Senhor?


Leitura diária da Bíblia: Isaías 2: 1 - 22; Atos 21: 1 - 14



Nenhum comentário:

Postar um comentário