sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus. Atos 14: 21, 22

O ministério de acompanhamento


Na volta de sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé visitam em ordem inversa as cidades onde já haviam pregado o Evangelho no caminho para lá. O ministério evangelístico nestes lugares não está em primeiro plano novamente, não, agora eles se voltam para os crentes para fortificá-los e encorajá-los. No caminho para lá o evangelho, no caminho de volta instrução e pastoreio - Paulo e Barnabé procedem sábia e sistematicamente.


Como é importante o cuidado espiritual, especialmente para os novos convertidos! Quando pensamos em "fortalecer almas", pensamos especialmente no bom ensino, para que os crentes sejam fundados na verdade bíblica e não desestabilizados por falsos ensinamentos. Além disso, Paulo e Barnabé encorajam os jovens cristãos a perseverar na fé - um ministério de pastoreio que fortalece as almas na jornada da fé. Este ministério é típico de Barnabé, o "filho do conforto"! Barnabé tem um coração de pastor preocupado com o bem-estar dos irmãos e irmãs na fé. Ele já havia incitado os crentes da jovem igreja de Antioquia, na Síria, a que "permanecessem no Senhor, com firmeza de coração". E também em Antioquia, em Pisídia Barnabé, junto com Paulo, exortaram os crentes a "que permanecessem na graça de Deus" (cap. 11: 23; 13: 43).


Os dois servos de Deus estão preocupados que os crentes não só tenham começado bem com sua conversão, mas que agora " permaneçam na fé", que se apeguem à verdade bíblica, mesmo que haja oposição em seu ambiente.


Leitura diária da Bíblia: Jó 40: 6 - 41: 9; Atos 19: 13 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário