sexta-feira, 23 de setembro de 2022

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Façamos- lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro 2 Reis 4: 9, 10

Por que esta mulher só quer construir um “pequeno” quarto junto ao muro, uma vez que ela é "rica"? (v.8). E por que ela quer mobiliar o quarto com cama, mesa, cadeira e candelabro? A resposta é: Ela sabe o que é importante para o futuro ocupante!

 

O "pequeno quarto junto ao muro" pode não se encaixar bem em sua riqueza - mas se encaixa no ministério de Eliseu. E os móveis incluem exatamente o que "um homem santo de Deus" precisa, embora Eliseu saiba o que significa ser rico, porque em seu chamado ele estava lavrando com doze juntas de bois, então seus pais eram ricos.


Eliseu passa a noite e depois chama a mulher: "Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou ao chefe do exército?" (v. 13). O que ela responde? "Eu habito no meio do meu povo". Benevolência e atenção não a aguçam - ela está satisfeita com o lugar que Deus lhe deu. Certamente Eliseu se alegrou com sua resposta: ela o entendeu - e ele a entendeu! |


Algum tempo depois, o filho da mulher morre. Em sua aflição, ela procura Eliseu, que envia seu servo para ajudá-la. Mas a mulher diz: "Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te hei de deixar"! Na fé ela se agarra à própria Eliseu - e, portanto, a Deus. Ela diz (quase) as mesmas palavras que o próprio Eliseu afirmou várias vezes a Elias em sua última viagem juntos (v. 30; cap. 2: 2).


Certamente existem tais mulheres (ou homens) de fé hoje! Eu e você estamos entre eles? |


Leitura diária da Bíblia: Isaías 20: 1 - 21: 17; Atos 27: 1 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário