domingo, 18 de setembro de 2022

Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu! 2 Samuel 24: 14

Davi tinha pecado gravemente, e Deus lhe deu três opções como punição: 7 anos de fome, 3 meses de guerra, ou 3 dias de peste. Esta é uma situação horrível para estar - ter que escolher sua própria punição por uma transgressão! Além disso, todos os três também afetariam o povo, embora Davi fosse o único que havia pecado! Mas Davi conhecia seu Deus. Ele não escolheu nenhuma das três, mas pediu-lhe apenas uma coisa: "nas mãos dos homens não caia eu".

 

Então Deus tomou a decisão e enviou a peste, mas Ele pôs um fim precoce ao julgamento. Como Davi estava certo: se alguém se dá conta e confessa a sua culpa diante de Deus, então Ele perdoa, então Ele tem misericórdia.


Agora vamos olhar para um homem completamente diferente: nosso amado Senhor. Ele realmente caiu nas mãos dos homens! Eles O levaram preso e presumiram sentar-se em juízo sobre Ele. Ele foi condenado e açoitado, e um juiz injusto "O entregou à vontade deles" (Lucas 23: 25). Eles o espancaram e zombaram dele, o despojaram e zombaram dele. Sim, o Filho do Homem foi entregue nas mãos dos pecadores, e eles fizeram com Ele o que quiseram!


Mas então, além disso, nosso Senhor caiu nas mãos de Deus. Ao contrário de Davi, Deus não O encontrou ali como um Deus misericordioso, mas como um juiz! Se Deus quisesse ter misericórdia de nós, Ele não poderia ter misericórdia de seu Filho na cruz. Então Ele teve que julgá-lo, o inocente, por nossos pecados. Esta punição não poderia ser encurtada nem mitigada. É precisamente nisto que se manifesta o Seu amor por nós!


Leitura diária da Bíblia: Isaías 13: 1 - 22; Atos 24: 22 - 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário