terça-feira, 18 de outubro de 2022

Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra. Disse-vos isso por parábolas; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. João 16: 24, 25

O Senhor Jesus disse estas palavras durante seus discursos de despedida a seus discípulos porque Ele os estava deixando e ia "passar deste mundo para o Pai". Até então, Ele havia falado com eles por parábolas. Pois Ele ainda não podia falar abertamente do que pesava mais em Seu coração - do Pai e do relacionamento dos seus com Ele - porque eles não podiam "suportar agora" (cap. 13: 1; 16: 12).

 

Logo, porém, o Senhor proclamaria abertamente o Pai aos discípulos. Esta proclamação começou após Sua ressurreição e se aprofundou quando o Espírito Santo veio para habitar nos crentes e guiá-los a toda verdade (cap. 20: 17; 16: 13).


Um pouco mais tarde, os discípulos puderam olhar para trás com fé para a obra redentora realizada de Jesus e olhar para cima para o Cristo glorificado no céu. Agora eles eram capazes de "suportar" o que o Senhor queria proclamar do Pai: a intimidade do relacionamento com o Pai no qual Ele os tinha trazido, e também sua posição "em Cristo" diante de Deus.


Quando lemos o Novo Testamento de tal forma que queremos ouvir como o Senhor Jesus "nos proclama abertamente" sobre o Pai, ficamos conhecendo Seus pensamentos, seu coração. Então Ele poderá colocar petições "em Seu nome" em nossos corações - petições que servem a Seus interesses e estão de acordo com Sua vontade, e que o Pai ouve. E então "nossa alegria será completa".


Leitura diária da Bíblia: Isaías 46: 1 - 13; Hebreus 10: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário