sábado, 15 de outubro de 2022

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2: 10

De pessoas que antes estavam "mortos em ofensas e pecados" (v. 1), Deus fez uma maravilhosa obra de arte: "Nós somos sua obra de arte". Em Cristo Jesus somos uma nova criação e por toda a eternidade o seremos para sua honra e glória.

 

Mas nosso verso continua com uma declaração que toca nossa vida cotidiana: Somos "criados para as boas obras". Embora nossa salvação tenha sido inteiramente por graça e nossas obras não pudessem contribuir para ela (v. 8, 9), as boas obras não são de forma alguma insignificantes. Entretanto, isto não significa obras da lei que o homem poderia fazer por si mesmo, mas obras que vêm do novo relacionamento com Deus para o qual o crente foi trazido. Deus os preparou de antemão para que façamos aqui e agora o que Ele nos proporcionou.


Quando consideramos que Deus preparou estas obras de antemão, isso dá um alto valor às nossas ações. Ao mesmo tempo, isto coloca uma grande seriedade em nosso modo de vida. Pois se a graça que recebemos não determina a maneira como vivemos, então podemos fracassar em fazer as obras que Deus preparou de antemão!


Boas obras são obras feitas por obediência e devoção a Deus. Nelas se expressa vividamente que o próprio cristão é uma obra de Deus.


Quando o mundo fala de "boas obras", geralmente pensa em atividades que têm o homem em seu centro. Nas boas obras aqui faladas, o próprio Deus é o ponto de partida e o centro.


Leitura diária da Bíblia: Isaías 44: 14 - 28; Hebreus 9: 1 - 10




Nenhum comentário:

Postar um comentário