terça-feira, 4 de outubro de 2022

E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco a obra que fizera a Israel. Juízes 2: 10

Os livros de Josué e Juízes começam de forma semelhante. Em Josué diz: "E aconteceu depois da morte de Moisés", e em juízes: "E aconteceu depois da morte de Josué". O tempo passou, a geração seguinte se seguiu, mas foi diferente da geração anterior. O declínio começou cedo porque a geração seguinte não tinha aprendido a confiar em Deus Todo-Poderoso. - Cada nova geração deve se convencer da grandeza e bondade de Deus, deve se confiar a Sua orientação e lutar e conquistar vitórias com Sua ajuda. Como é bom que a fonte divina de ajuda seja sempre a mesma!

 

Moisés "resistiu com firmeza, como vendo Aquele que é invisível" (Hebreus 11: 27. Josué também permaneceu firme na fé, assim como os anciãos que o seguiram. Mas então "surgiu outra geração que não conhecia o SENHOR". Estamos surpresos que as coisas tenham declinado assim?


E quanto à nossa família? Talvez houvesse um avô que fosse fiel e temente a Deus e seguisse resolutamente o Senhor. Seus filhos também foram por este caminho. Mas será que a próxima geração ainda conhecia o Senhor? Especificamente, eu e você, aprendemos com aqueles que falaram a Palavra de Deus para nós? A fé deles é nosso exemplo? (ver Hebreus 13: 7).


Somos gratos por haver pessoas diante de nós que preservaram fielmente a verdade da Palavra de Deus. Eles não estão mais aqui - mas nós nos beneficiamos de seu ministério. Mas o que acontece quando nos desligamos? Haverá jovens cristãos depois de nós, que levam a vida de fé e piedade a sério, que podem deixar sua marca nas famílias e amigos, e que podem eles mesmos ensinar os outros novamente? (ver 2 Timóteo 2: 2).


Leitura diária da Bíblia: Isaías 37: 1 - 20; Hebreus 3: 7 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário