sábado, 22 de outubro de 2022

E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias. Atos 12: 6, 7

O Pedro adormecido

 

A situação de Pedro parece completamente desesperadora: ele está deitado em uma cela de prisão escura e será executado no dia seguinte. Como parece estar em seu coração? Pânico? Desespero? Ou mesmo revoltar-se? Quais são os nossos sentimentos em situações sem esperança? Como passaríamos o tempo se pensássemos que seria a nossa última noite?


Pedro dorme! Que impressionante! Nenhum vestígio de medo ou resignação, ao invés disso, completa calma e paz interior. Pedro está dormindo tão profundamente que nem percebe a chegada do anjo, mas tem que ser despertado por ele com um toque. Seu sono revela sua grande confiança em Deus; ele sabe que está seguro na mão forte de Deus. O que quer que venha, Deus fará o certo! O Deus todo poderoso e amoroso está do seu lado, e isso o torna calmo.


Pedro costumava dormir no lugar errado na hora errada: uma vez ele adormeceu na montanha quando o Senhor Jesus estava falando com Moisés e Elias, outra vez no Jardim do Getsêmani onde ele deveria estar vigiando e orando. Mas agora Pedro honra seu Deus por seu sono naquela noite memorável! (Lucas 9: 32; 22: 45).


O comportamento de Pedro também mostra que ele aprendeu com seu Mestre. Jesus havia dormido no meio de uma violenta tempestade no barco naquela época, enquanto os discípulos estavam em grande tensão. A mesma calma e confiança em Deus é agora evidente em Pedro, nesta situação de risco de vida. Quão digno de ser imitado por nós hoje!


Leitura diária da Bíblia: Isaías 49: 1 - 13; Hebreus 11: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário