sábado, 29 de outubro de 2022

Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti! Rute 1: 16, 17

Uma bela declaração de amor, uma verdadeira profissão de fidelidade! Mas onde Rute conseguiu essa convicção?


Noemi a impressionou tanto? Difícil de imaginar! Pouco antes, ela havia dito: "o SENHOR descarregou contra mim a sua mão", um pouco mais tarde ela lamenta: "grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso", e: "O SENHOR se manifestou contra mim". Suas palavras soam tristes e amargas - ela ainda tem que aprender a confiar plenamente em Deus novamente (v. 13, 20, 21).


Ou Rute chegou à sua convicção porque o povo de Israel testemunhou tão fielmente a Deus? De jeito nenhum! Afinal, o incidente obviamente ocorre em um período do tempo dos Juízes, quando todos estavam fazendo "o que parecia reto aos seus olhos" (cap. 1: 1; Juízes 21: 25).


E, no entanto, Rute faz esta bela confissão! Apesar de toda a fraqueza na vida de Noemi e do povo de Israel, um desejo, até mesmo uma convicção, foi despertado nela que a levou a apoiar-se no Deus de Israel. Ela O conhece apenas imperfeitamente e, no entanto, confia toda a sua vida a Ele. Incrível!


A Graça traz Rute a Belém - e então lhe atribui um lugar no registro genealógico do Messias. É graça quando hoje, apesar de nossas falhas e fraquezas, quando apesar dos muitos fracassos entre o povo de Deus, as pessoas tomam coragem e seguem o Senhor Jesus. Eles, como nós, amam Aquele que não viram e crêem Nele, mesmo que ainda não O vejam. 1 Pedro 1: 8).


Leitura diária da Bíblia: Isaías 54: 1 - 17; Hebreus 13: 1 - 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário