Abraão e Sara queriam "ajudar" um pouco para que a promessa de um filho se cumprisse. Naquela época, não era incomum que mulheres sem filhos dessem a seus maridos uma concubina para que tomassem o filho dela como seu. Assim, Sara deu a Abraão sua serva Hagar como mulher. Mas as promessas de bênção de Deus se referiam explicitamente ao filho que a própria Sara daria à luz. No entanto, os ismaelitas, descendentes de Agar, provaram justamente ser, na história posterior, os inimigos dos descendentes de Sara.
Sempre que o homem age contra os pensamentos de Deus, o resultado é dificuldade e a perturbação das circunstâncias. Esse também é o caso aqui. A consequência dessa união de Abraão com Agar é uma rivalidade entre Agar e Sara, durante a qual Agar foge. Mas então algo surpreendente acontece: Deus tem misericórdia dela. O "anjo do SENHOR" a encontra e lhe faz a seguinte pergunta: "De onde vens e para onde vais?"
O "de onde" e o "para onde" são as perguntas fatídicas de toda a humanidade. Quantas pessoas estão fugindo de seu passado e não veem nenhum futuro à sua frente! Somente um pode ajudar. Ele também pode responder à pergunta "para onde", a pergunta sobre o objetivo da vida. - Com Agar, Deus coloca o dedo no ponto sensível: "Torna-te para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos" (v. 9).
Não podemos esperar que Deus nos abençoe, se agirmos contra Sua vontade expressa, ou se não confiarmos Nele e tomarmos nossos destinos em nossas próprias mãos. Portanto, confiemos totalmente Nele, e em Sua Palavra! Isso nos salvará dos problemas que surgem com a vontade própria.
Leitura diária da Bíblia: Levítico 14: 33 - 57; Salmo 62: 1 - 12