segunda-feira, 26 de junho de 2023

E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda. Êxodo 33: 11

Josué, o sucessor de Moisés, teve uma vida longa e cheia de acontecimentos. Nela, ele se colocou totalmente a serviço de Deus e de seu povo. Os 110 anos de sua vida incluíram o êxodo de Israel do Egito, os 40 anos de peregrinação no deserto e a conquista da terra de Canaã. Como líder do exército, ele conseguiu inúmeras vitórias. E quando Moisés enviou doze espias para a terra de Canaã, Josué e Calebe foram os únicos que confiaram em Deus para lhes dar a terra, embora os inimigos fossem tão poderosos.

 

Na vida de Josué, encontramos um sucesso quase contínuo. Como isso aconteceu? Não podemos atribuí-los ao seu talento natural ou a felizes coincidências, mas ao fato de que ele estava cheio do Espírito de Deus. Essa foi a chave do sucesso de Josué, e não é diferente para nós hoje.


O próprio Deus disse a Moisés: "Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele". Isso deu a Josué autoridade pública para liderar o povo após a morte de Moisés. Ao mesmo tempo, ele recebeu sabedoria prática para essa difícil tarefa. "E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos" (Números 27: 18; Deuteronômio 34: 9).


Em Josué, observa-se um grande interesse espiritual desde sua juventude. Ele manteve contato próximo com Moisés e tinha o hábito de passar tempo na presença de Deus, na "tenda da congregação", onde Deus costumava falar com Moisés. Aprendemos com isso: o contato com Cristo e a comunhão diária com Deus são absolutamente indispensáveis, se nós - cheios do Espírito Santo - quisermos viver uma vida cristã vitoriosa.


Leitura diária da Bíblia: Levítico 13: 29 - 44; Salmo 59: 10 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário