quinta-feira, 15 de junho de 2023

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4: 8

"Este lugar está ocupado!"

 

Com essas palavras, o comissário de bordo me indicou que o assento onde eu havia acabado de colocar minha bagagem de mão e onde eu queria me sentar já estava ocupado.


Isso me fez lembrar da história de Beda, o Venerável, um cristão da Idade Média que viveu no norte da Inglaterra e era conhecido por seu conhecimento e piedade. Conta-se que certa vez alguns monges o procuraram para pedir conselhos porque estavam lutando muito contra as tentações.


"Por experiência própria, sei do que vocês estão falando", respondeu-lhes o sábio. "E vou lhes contar meu segredo. É o seguinte: quando a tentação chega e bate à porta do meu coração, costumo responder: "Este lugar está ocupado!" - E a questão já está bem encaminhada".


O mesmo pode ser experimentado pelos crentes do século XXI. Se nosso coração estiver cheio de amor por Cristo e pelos filhos de Deus, não será difícil rejeitarmos as tentações deste mundo. Há alegrias melhores que podemos valorizar e buscar. A passagem bíblica de hoje nos dá uma série de características positivas. Se prestarmos atenção a elas, perceberemos rapidamente o que merece nossa atenção e interesse e o que não merece.


Quando o coração está cheio de Cristo, o diabo não pode trazer mais nada para dentro dele. Quando a tentação bater à nossa porta, respondamos também com fidelidade e simplicidade: "É inútil continuar batendo; este lugar está ocupado!"


Leitura diária da Bíblia: Levítico 6: 14 - 30; Salmo 52: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário