quinta-feira, 29 de junho de 2023

Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Salmo 119: 98, 99

Todos os dias sinto que me falta sabedoria. Às vezes, Deus me leva a circunstâncias difíceis para me fazer sentir essa falta. Ele me põe à prova. Então, depende de como procedo: Eu me apoio totalmente Nele? Em termos concretos: na banca de livros cristãos na cidade, um muçulmano inicia uma conversa comigo: Qual é a melhor maneira de compartilhar o Evangelho com ele? Ou entro em um conflito com outros crentes: Como posso defender a verdade sem abrir mão da paz? Talvez eu seja eloquente, mas isso me ajuda?

 

O que eu preciso é de sabedoria divina, sabedoria do alto! Se eu pedir a Deus com fé, Ele me dará: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada". Isso me dá coragem, mas também exige minha fé, pois continua dizendo: "Peça-a, porém, com fé, não duvidando" (Tiago 1: 5, 6). Sim, quero confiar em Deus e depois vivenciar o cumprimento de Sua promessa.


Mais uma coisa a ser observada: A sabedoria do alto encontra seu fundamento na Palavra de Deus. Essa Palavra deve habitar ricamente em mim (Colossenses 3: 16). Posso dizer com sinceridade, como o salmista, que a Palavra de Deus está "sempre comigo"? Quando meus pensamentos são consistentemente guiados pela Palavra de Deus, recebo a sabedoria divina e o verdadeiro discernimento. Nenhuma instrução humana pode me dar essa percepção - por mais piedosa que seja. Há apenas um caminho para a sabedoria divina: a Palavra de Deus em combinação com a oração cheia de fé.


A sabedoria que Deus dá é então revelada de forma prática em meu proceder: "Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia." Tiago 3: 17


Leitura diária da Bíblia: Levítico 14: 14 - 32; Salmo 61: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário