sexta-feira, 9 de junho de 2023

Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí. Jeremias 31: 3

Quando Jeremias falou essas palavras ao povo, um rei sem Deus governava em Judá. A maioria do povo também havia se voltado para a idolatria. Apenas alguns anos depois, o poder mundial babilônico capturaria e destruiria a cidade de Jerusalém.

 

Nessa situação, Deus fala de seu amor eterno e de sua bondade. Como isso se encaixa com os anúncios claros de julgamento que Jeremias teve de fazer por causa da grande culpa do povo?


Deus pode fazer o que nós não podemos: Ele vê o futuro e permite que seu profeta fale de um tempo futuro. De acordo com Sua santidade, Deus tinha que "castigar com medida", mas Ele não iria "dar fim" neles (cap. 30: 11). Seu próprio Filho viria para salvar "o seu povo dos seus pecados" por meio de Sua morte (cap. 30:11; Mt. 1:21). - Somente por meio de Cristo as promessas de Deus aos antigos pais de Israel poderão ser cumpridas. Chegará o momento em que um remanescente do povo se arrependerá e se voltará para Deus.


A maldade do homem não pode mudar o caráter de Deus. Seu amor é um amor eterno. Ele tem um objetivo em mente que é garantido que será alcançado.


Isso é igualmente verdadeiro para os crentes do tempo da graça. Nada pode nos separar do amor de Deus. Mesmo que nos tornemos fracos na fé ou até mesmo pequemos e Ele tenha que nos castigar por isso - Seu amor não cessa. Até mesmo o castigo é uma prova de que Seu amor nos corteja para que abandonemos os caminhos errados e voltemos a viver com Ele. Não vamos agradecê-Lo diariamente por Seu amor fiel?


Leitura diária da Bíblia: Levítico 3: 1 - 17; Salmo 49: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário