sexta-feira, 16 de junho de 2023

Mas o justo, pela sua fé, viverá. Habacuque 2: 4

Entre os livros dos profetas do Antigo Testamento, o livro de Habacuque ocupa uma posição especial. Nele, Habacuque não fala tanto ao povo de Israel em nome de Deus; ele fala acima de tudo a Deus sobre a condição do povo. O que o profeta vê o entristece. Em vista da impiedade do povo de Deus, mas também dos inimigos ameaçadores desse povo, surgem perguntas em seu coração: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? (cap. 1: 2).


Talvez estejamos orando ao Senhor por algumas coisas há muito tempo, mas até agora Ele não nos respondeu. Sim, "a esperança demorada enfraquece o coração" (Provérbios 13: 12). Podemos nos cansar e afrouxar na oração. E, em algum momento, pode surgir a mesma pergunta que estava no coração de Habacuque: "Por que, pois, olhas ...  e te calas?" (cap. 1: 13).


Habacuque significa abraçador. E o profeta faz jus ao seu nome. Ele se apega a Deus: "Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo" (cap. 2: 1). Deus apoia essa confiança e tem uma mensagem para seu servo que perdura para sempre: "Mas o justo, pela sua fé, viverá".


Nós também podemos confiar nisso. Deus nos deu seu Filho amado, que carregou o julgamento por nossos pecados na cruz do Gólgota. Em Cristo, somos justificados diante de Deus, que agora é nosso Pai. Podemos nos apegar ao nosso Senhor com fé. Ele deu muito por nós para nos deixar ir novamente. Para Ele, somos escolhidos e preciosos. Portanto, vamos sempre nos apegar à promessa:


"Mas o justo, pela sua fé, viverá."


Leitura diária da Bíblia: Levítico 7: 1 - 21; Salmo 53: 1 - 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário