sábado, 17 de junho de 2023

E sucedeu que ... Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11: 26

"Cristão" significa discípulo de Cristo. Em Antioquia, uma das antigas cidades mundiais da língua grega, esse nome foi dado aos crentes que reconheceram Jesus como o Cristo, o Salvador enviado por Deus. Ele havia trazido "a graça e a verdade", mas os homens O rejeitaram e O crucificaram. No entanto, Deus O ressuscitou e O levou para o céu. Isso tem sido proclamado em todo o mundo desde então.

Dificilmente foram os judeus que deram esse nome aos discípulos desse "Jesus de Nazaré". É verdade que eles também estavam esperando o Messias, ou seja, o Cristo, que havia sido anunciado pelos profetas, mas se recusaram persistentemente a reconhecê-lo na pessoa de Jesus.


Agora, porém, o Evangelho havia atravessado as fronteiras de Israel. Pessoas dos países vizinhos o ouviram e muitos creram. Agora, esses crentes, fossem eles de origem judaica ou das nações gentias, eram chamados por esse nome por aqueles que os cercavam.


Certamente, esse nome também era usado em escárnio: "Estes que adoram um homem crucificado como Deus! - Mas que título de honra era este para os discípulos que criam em seu nome!


Como "cristão" tem sido a designação comum de inúmeras pessoas durante séculos, esse nome perdeu muito de sua distinção com o passar do tempo. Mas todos os que foram comprados por Cristo devem levar esse nome de uma maneira digna Dele.


"Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome." 1 Pedro 415.16


Leitura diária da Bíblia: Levítico 7: 22 - 38; Salmo 54: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário