sexta-feira, 23 de junho de 2023

Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. Números 12: 13

Miriã e Arão haviam se rebelado contra seu irmão mais novo, Moisés. Eles tinham inveja da posição que Deus lhe dera entre seu povo. Mas Moisés, que era "mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra" (v. 3), aceitou calmamente as acusações injustificadas. Ele permaneceu em silêncio. Então Deus interveio em favor de Seu servo fiel, punindo Miriã: ela ficou leprosa!

 

O que Moisés faz agora? Ele continua em silêncio? Será que ele está satisfeito com o fato de Miriã ter recebido sua justa punição? Não, Moisés ora por sua irmã. Ele só pode ter aprendido essa atitude na presença de Deus, que é "misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade" (Êxodo 34: 6),


Agora mesmo Deus intercedeu por Moisés, agora Moisés intercede por sua irmã, por essa irmã que pecou contra Ele! O Senhor Jesus nos diz: "orai pelos que vos caluniam" e isso é exatamente o que Ele mesmo praticou em Seu grande amor divino quando foi crucificado e blasfemado e ainda assim orou: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 6: 28; 23: 34).


Mas há mais coisas que podemos aprender com Moisés. Já notamos como a oração de Moisés é curta e precisa? Apenas seis palavras, e tudo está dito. Não é comum pensar que "por muito falarem, serão ouvidos"? (Mateus 6: 7. Ao mesmo tempo, Moisés faz seu pedido com insistência a Deus: "Que a cures!" Isso é compaixão genuína; ele faz da necessidade da irmã a sua própria necessidade.


Que o Senhor nos dê a força e o amor em nosso coração para orarmos da mesma forma por nossos irmãos e irmãs, vizinhos ou colegas de trabalho - mesmo que tenham se comportado de forma fria ou ofensiva conosco: Ó Deus, por favor, cure-os!


Leitura diária da Bíblia: Levítico 11: 29 - 47; Salmo 57: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário