quarta-feira, 14 de junho de 2023

Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR; a tudo quanto quer o inclina. Provérbios 21: 1

O Senhor pode inclinar o coração de um rei mesmo quando ele resiste à orientação de Deus? - Sim, Deus pode fazer muito mais do que muitas vezes se acredita. Ele tem a autoridade legítima, a liberdade e o poder para realizar tudo o que decidiu. Deus pode dirigir os passos de um homem mesmo que ele tenha decidido fazer outra coisa. Vemos isso em muitos exemplos na Bíblia, especialmente com Balaão (cf. Isaías 46: 9 - 11; Provérbios 16: 9; Números 22 - 24).

 

O Deus Todo-Poderoso reina em oculto hoje, nos bastidores da história mundial. Isso não significa que Ele determine cada decisão de um homem. E Deus não é de forma alguma responsável pelas muitas coisas más que acontecem no mundo, porque Satanás também exerce influência - e sentimos isso muito fortemente em nosso tempo. Mas nem mesmo Satanás pode impedir Deus de atingir seu objetivo conosco e com sua criação.


Apesar de toda a maldade dos homens, Deus dirige seus caminhos de acordo com sua providência. Os irmãos de José, por exemplo, tinham em mente o mal contra José, "porém Deus o tornou em bem" (Gênesis 50: 20; cf. Romanos 8: 28).


Em breve, Cristo receberá os crentes para Si mesmo em glória e purificará a Terra por meio de julgamentos. Então, Ele assumirá Seu reinado publicamente e reinará sobre a Terra em justiça e para a maior bênção. Que libertação isso significará para toda a criação!


Mas, mesmo agora, o coração de cada governante está nas mãos do Senhor, mesmo que ele não conheça Cristo ou até mesmo O despreze e promova o mal. Dessa forma, o mundo amadurece para o julgamento. - Assim como um fazendeiro nos tempos antigos dirigia as correntes de água e controlava cada gota para irrigar seus campos, Deus também dirige o coração dos governantes para o objetivo que Ele quer e vai alcançar.


Leitura diária da Bíblia: Levítico 5: 14 - 6: 13 - Salmo 51: 12 - 19



Nenhum comentário:

Postar um comentário