sábado, 3 de junho de 2023

Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra. Filipenses 3: 16

Nos versículos anteriores, o apóstolo Paulo fala de seu grande objetivo na vida: Cristo Jesus, lá em cima na glória celestial. Paulo está a caminho de lá e se compara de várias maneiras a um corredor: 1. ele se esquece do que está atrás dele e não deixa que isso o detenha. 2. Seu olhar está totalmente voltado para o objetivo celestial e ele não se deixa distrair. 3. Ele exerce toda a sua energia e persegue a meta (7-14).

 

Com sua determinação, Paulo também queria contagiar os filipenses. Ele queria vê-los como perfeitos, ou seja, cristãos adultos - como aqueles que estão cientes de sua posição em Cristo e têm Cristo na glória como meta. E se algo ainda estivesse faltando em um ou outro, Deus os instruiria (v. 15, cf. Efésios 1: 6; 4: 13; 1 João 2: 15).


As diferenças no progresso espiritual e no conhecimento não devem levar a desentendimentos entre os crentes, mas todos devem andar no mesmo caminho. Isso pode ser bem-sucedido se cada indivíduo tiver a meta em mente de forma consistente, pois assim eles terão o mesmo guia.


Paulo deseja que os filipenses pensem ou reflitam de forma semelhante (por "semelhante" entende-se todo o mundo do pensamento e sua orientação). Eles devem ter o mesmo amor e ser unânimes (cap. 2: 2). Isso pode ser bem-sucedido se todos eles pensarem ou considerarem uma coisa só ("são unânimes"). Na caminhada da fé, é semelhante: se cada crente mantiver os olhos em Cristo e caminhar consistentemente com um único propósito, então, juntos, "andaremos nas mesmas pegadas".


Isso não nos estimula? Sejamos jovens ou idosos, tenhamos pouca ou muita experiência de fé - todos temos o mesmo objetivo: Cristo na glória. Isso deve nos motivar a trilhar juntos o caminho em direção a ele.


Leitura diária da Bíblia: Lamentações 3: 25 - 51; Salmo 44: 18 - 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário